Voltar

Psicoterapia para o equilíbrio


5 anos atrás

0 comentário

Natalia

A psicoterapia é um processo de tratamento embasado em estudos que permitem um desenvolvimento pessoal, resolução de conflitos, bem como entender a sua dinâmica psíquica, suas facilidades e dificuldades, para uma existência mais saudável.

Os profissionais que realizam o tratamento Psicoterápico devem ser credenciados pelos Conselhos de Psicologia e de Medicina.

A Psicoterapia é indicada para Transtornos Psicológicos (pânico, fobias, depressão, anorexia, estresse pós-traumático etc.); Transtornos de Personalidade (transtorno esquizoide, transtorno paranoide, etc); Conflitos pessoais, conjugais, familiares, interpessoais e grupais; elaboração de crises existenciais, de transições difíceis (luto, crises profissionais, etc) e dificuldades nas mudanças de fases de vida (puberdade, adolescência, vida adulta, menopausa, envelhecimento, etc.)

Por vezes recebo confissões de pacientes que sentem que deveriam ter buscado tratamento há mais tempo.

O fato de a Psicoterapia, estar associada ao longo da história ao tratamento da “loucura” faz com que muitas pessoas vivam em sofrimento e relutem em buscar ajuda, mesmo quando recomendadas por pessoas de seu convívio familiar, de amigos ou profissional.

Muitas doenças orgânicas podem surgir de não se observar o afetivo emocional, levando ao extremo de ultrapassar limites (estresse acumulado ao longo do tempo) a exemplo das Cardiopatias, Diabetes, Gastrites, Doenças de fundo respiratórias entre outras.

De forma simples pode-se dizer que o tratamento Psicoterápico busca a resolução de conflitos ou mudança de comportamentos adquiridos, para que a pessoa desenvolva suas potencialidades pessoais, profissionais e resiliência, e possa gerenciar sua existência e viver melhor o momento presente, o aqui agora.

É bom lembrar que o passado não existe mais, e o futuro é uma possibilidade que podemos planejar, o que temos é o presente, vive-lo da melhor forma possível é uma dádiva.

"Só confessamos fraquezas para quem nos fortalece” Fabricio Carpinejar

Natalia Marques Antunes
Psicóloga, Coach, Mentora e Palestrante



Comentários

Seja o primeiro a deixar um comentário!


Deixe um comentário

Campos com * são de preenchimento obrigatório
Seu email não será publicado.