Voltar

Importância da Mastigação


5 anos atrás

1 comentário

Mariana Eid

Comer lentamente está associado a uma melhor qualidade de vida e até promoção de perda de peso. Estima-se em 30 minutos o tempo ideal de uma refeição, porém com a rotina corrida, pouquíssimo tempo é dedicado a esse momento tão importante.

Dentre os benefícios de uma boa mastigação, encontra-se:

Início da digestão -> O processo de digestão se inicia na boca, onde a mastigação “quebra” os alimentos em partículas menores e a saliva, umedece e inicia, através de enzimas, a digestão do amido.

Melhora saúde buco-maxilar -> Favorece o bom funcionamento das articulações situadas em região facial, mandíbula e dentes.

Evita problemas gastrointestinais -> A mastigação rápida aumenta a aerofagia, ar engolido durante as refeições, que pode ocasionar gases, sensação de queimação, azia e dores abdominais.

Promove perda de peso -> Estudos mostram que o mecanismo de saciedade, o qual “avisa” o corpo que podemos parar de comer, começa a trabalhar após 15 minutos da primeira mordida. Durante esse período é essencial dar garfadas com pequenas quantidades de alimento e saborear o máximo possível antes de engolir.

Sendo assim, é preferível iniciar alimentos que demandam maior trabalho dos músculos faciais, como as saladas cruas.

Dica: Mastigue os alimentos com calma, percebendo suas características, sabor, textura, aroma, afinal, comer é uma delícia! A quantidade de vezes que se deve mastigar depende do alimento, o ideal é mastigar até que o alimento esteja totalmente triturado.

A refeição é uma prioridade e um dos prazeres da vida, por isso, reserve um tempo para realiza-las com calma. Evite distrações nesses momentos, como, televisão ligada, fazer outras atividades, conflitos familiares.



Comentários

EDNA BARROS DE SOUSA, comentou: 4 de Dezembro de 2016 às 21:57hs
E DE MUITA IMPORTANCIA COMER SEM PRESSA POIS EVITA PROBLEMAS FUTUROS.


Deixe um comentário

Campos com * são de preenchimento obrigatório
Seu email não será publicado.